Respire Fundo. Sinta a Natureza.
Este é o nosso património. O nosso património natural, arquitetónico e cultural. Um lugar povoado há milhares de anos que hoje cuidamos e preservamos o melhor que sabemos.
Foi aqui que os Romanos se fixaram há mais de dois mil anos. Foi aqui que se encontrou o primeiro vestígio conhecido da passagem do povo Judeu no território a que hoje chamamos Portugal.
Respire fundo e parta à descoberta dos principais pontos de interesse da nossa freguesia. Descubra as aldeias e as suas gentes. Explore o nosso território e sinta a verdadeira natureza.
Cidade Romana de Ammaia
A Cidade de Ammaia é o mais importante vestígio Romano existente no norte alentejano. Localizada em São Salvador de Aramenha, a sua área central é constituída pela Quinta do Deão e pela Tapada da Aramenha com uma área aproximada de 25ha. É possível visitar o Museu e as Ruínas de algumas estruturas como o Fórum, as Termas e a Porta Sul. Para mais informações visite o site oficial da Ammaia em www.ammaia.pt
Túnel das Árvores
Túnel das Árvores, também conhecido como Alemeda dos Freixos, Árvores Fechadas ou ainda Árvores com Cuecas. Este conjunto com cerca de 300 freixos da espécie Fraxinus angustifólia Vahl, está classificado como de interesse público e impressiona quem percorre por completo a alameda.
Complexo de Piscinas da Portagem
O complexo de piscinas da Portagem é composto por uma piscina fluvial, de acesso gratuito e água natural, instalada no leito do rio Sever e ainda pelas piscinas de água tratada instaladas mesmo ao lado. Para além das piscinas o centro de lazer da Portagem conta ainda com balneários e WC de apoio, um anfiteatro, um polidesportivo, parque infantil, espaços de descanso e ainda um parque biosaudável com aparelhos para a prática de exercício físico.
Caleiras da Escusa e Fornos da Cal
Monumento Nacional desde 2012, os Fornos da Cal e as Caleiras da Escusa constituem uma importante memória da atividade de fabrico da cal no concelho de Marvão. Sendo plausível que tal atividade, tão relevante para a economia local, remonte ao período romano, as Caleiras da Escusa atestam a sua permanência secular e a sua laboração até há poucas décadas. Ver mais
Ponte Quinhentista e Torre
A Ponte em Granito da Portagem é considerada como uma das mais perfeitas obras de engenharia viária conhecidas no Alentejo. Apesar de ser conhecida como Romana, a sua construção é Quinhentista e esta dúvida advém dos materiais com que foi construída. Está íntima e historicamente ligada à Torre da Portagem que se situa mesmo ao lado. Ver mais
Barragem da Apartadura
Projectada em 1983 foi concluída 10 anos depois para o aproveitamento das águas da Ribeira das Reveladas. Com 8,4 km2 de área e quase 7,5 milhões de m3 abastece os concelhos de Marvão, Castelo de Vide, parte de Nisa e Portalegre e uma população de mais de 34.000 habitantes, para além de servir ainda o perímetro de rega.